Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gerador de Senhas [Avançado]


Primeiramente vamos precisar de: 2 GroupBox (opcional), 3 CheckBox, 2 Label, 2 Edit, 2 Button, 1 XPManifest (opcional).

Coloque os 3 CheckBox dentro do GroupBox1, e o resto (menos o XPManifest) no GroupBox2.

  Renomeie (Text ou Caption não o Name) os componentes (são apenas sugestões)
CheckBox1 para "Letras"
CheckBox2 para "Números"
CheckBox3 para "Especiais"
Label1 para "Senha"
Label2 para "Quantidade de dígitos"
Edit1 para "Clique em Gerar"
Edit2 para "10" ou qualquer outro número
Button1 para "Gerar"
Button2 para "Copiar"
Dica: Coloque um & no início dos CheckBox e Button para fazer um atalho (ex: &Gerar, ao apertar G o botão será clicado).

Coloque True no Checked do CheckBox1 e 2

Agora vamos ao que interessa =D

Deixe o OnClick do Button1 assim:
Código:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
I,Max : Integer;
S : String;
begin
  if Edit2.Text <> '' then
  begin
    if (CheckBox1.Checked = True) or (CheckBox2.Checked = True) or (CheckBox3.Checked = True) then
    begin
      Randomize;
      Max:=StrToInt(Edit2.Text);
      Edit1.Clear;
      if CheckBox1.Checked = True then S := S+'ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ';
      if CheckBox2.Checked = True then S := S+'0123456789';
      if CheckBox3.Checked = True then S := S+'!@#$%¨&*()[]{}<>/?';
      for I := 1 to Max do Edit1.Text := Edit1.Text+S[Random(Length(S))+1];
    end
    else
    begin
      ShowMessage('Selecione pelo menos um tipo de caractere!');
    end;
  end
  else
  begin
    ShowMessage('Coloque a quantidade de dígitos a serem gerados');
  end;
end;
Você pode alterar o ShowMessage para MessageBoxA

Deixe o OnClick do Button2 assim:
Código:
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
  Edit1.SelectAll;
  Edit1.CopyToClipboard;
end;
Deixe o OnKeyPress do Edit2 assim:
Código:
procedure TForm1.Edit2KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
  if not (Key in ['0'..'9', #8, #13]) then
  begin
    Key := #0;
    ShowMessage('Somente números são permitidos!');
  end;
  if Key = #13 then Button1.Click;
end;
Agora vamos as explicações =D
No primeiro Código verifica se o Edit2 não está vazio, senão retorna uma mensagem de erro.
Logo após verifica se pelo menos um CheckBox está marcado, senão retorna outra mensagem de erro.
Se não retornar erro o código continua. Então adiciona os caracteres na string de acordo com os CheckBox marcados e então gera uma senha no Edit1 baseado na String com a quantidade de dígitos indicado no Edit2

O segundo Code apenas selecciona o texto do Edit1 e copia para a área de transferência

O terceiro Código proíbe que digite um caracteres além de números no Edit2 retornando um erro. E se apertar Enter a senha será gerada.

EXTRA
Para determinar um número mínimo e máximo de dígitos faça assim:
Primeiro substitua a linha if Edit2.Text <> '' then para:
Código:
if (Edit2.Text <> '') and (StrToInt(Edit2.Text) >= StrToInt('5')) and (StrToInt(Edit2.Text) <= StrToInt('100'))  then
Também substitua essa linha ShowMessage('Coloque a quantidade de dígitos a serem gerados'); por:
Código:
if Edit2.Text = '' then
      ShowMessage('Coloque a quantidade de dígitos a serem gerados');
    if StrToInt(Edit2.Text) < StrToInt('5') then
      ShowMessage('Número mínimo de dígitos: 5');
    if StrToInt(Edit2.Text) > StrToInt('100') then
      ShowMessage('Número máximo de dígitos: 100');

Nenhum comentário:

Postar um comentário